O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético para se obter um sorriso mais branco de forma rápida, sem danificar os dentes e sem necessidade de cirurgia.
Qualquer pessoa com boa saúde oral pode branquear os dentes. Para esse fim, é necessário realizar uma avaliação prévia para verificar as condições que podem afectar o resultado do procedimento: Cárie, gengivite, bolsas periodontais ou restaurações invasivas são exemplos de problemas que devem ser resolvidos antes dos procedimentos de branqueamento.
Além disso, um grande número de restaurações, coroas ou facetas existentes também afectará os resultados obtidos porque esses materiais não ficam brancos como a superfície do dente.
Antes da aplicação do produto branqueador é feito um acondicionamento dos tecidos envolventes para que o procedimento seja feito de forma segura. A preparação inclui:
- Colocação de vaselina nos lábios para a sua hidratação durante toda a sessão;
- Colocação de um afastador labial na boca do paciente rolos de algodão que ajudem a absorção da saliva.
- Aplicação do protetor gengival isolante na gengiva em redor dos dentes, para evitar o contacto com o gel, o que pode causar um ligeiro ardor.
- Finalizando a preparação, passa-se ao branqueamento propriamente dito com o gel branqueador por alguns ciclos.