ortodontia

A ortodontia é a área da medicina dental que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas causados por dentes que não se alinham de maneira harmoniosa. A ortodontia aborda questões que vão muito além de simplesmente alinhar os dentes. Muitas vezes, é necessário corrigir o crescimento da mandíbula e as mudanças estruturais.

PORQUE E PARA QUem?

Problemas de má oclusão podem ser hereditários (dentes apinhados, dentes espaçados, dentes em falta ou em excesso) ou adquiridos (chuchar no dedo, perda precoce de dentes, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, etc.).



Os seus dentes são tortos ou com falta de espaço?  
Sente os seus dentes encaixarem corretamente?  
Considera o seu sorriso estético?  
O seu filho tem mais de 3 anos e ainda chucha no dedo/chupeta ou coloca a língua entre os dentes?  
Já se apercebeu se você ou seu filho têm problemas respiratórios?  



Aconselha-se que todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6-7 anos, quando os dentes definitivos começam a surgir, façam uma consulta de ortondotia para diagnóstico.

como funciona o tratamento?

O início do tratamento faz-se através de um estudo que envolve a análise cefalométrica de uma radiografia de perfil, análise dos modelos da boca, análise das fotografias e da histórica clínica. Somente após esse estudo pode ser determinado o tipo de aparelho a utilizar, que pode incluir dispositivos removíveis, fixos e/ou biomecânicos, se necessário.

Durante a primeira consulta ortodontia, para além de um exame clínico, serão tiradas fotografias específicas, recolhidos moldes da boca (que serão passados a gesso) e realizadas radiografias (radiografia panorâmica, ou ortopantomografia). Esses dados serão analisados e servirão para a elaboração de um plano de tratamento ortodôntico personalizado, para se definir:

- O tipo de aparelho;
- A duração estimada do tratamento;
- A previsibilidade dos resultados.

A duração dos tratamentos ortodônticos depende de vários fatores e pode durar meses ou anos, mas em média dura entre 1,5 a 2 anos e inclui:

- Colocação do aparelho ortodôntico;
- Manutenção do aparelho;
- Colocação de contenções após o fim do tratamento.

perguntas frequentes

Melhorar a função, a saúde, a fonética e a estética. 


  • Função: A disposição correta dos dentes ajuda a melhorar a função da mastigação, músculos e articulações da mandíbula e é benéfica para a saúde e o bem-estar geral; 
  • Estética: Sorrisos encantadores desempenham um papel importante na melhoria da autoconfiança e na vida social; 
  • Saúde: Quando os dentes estão amontoados ou sobrepostos, a higiene oral insuficiente aumenta o risco de cárie dentária e doenças gengivais;
É difícil determinar a idade em que as crianças precisam de tratamento ortodôntico. Entre 7 e 12 anos de idade, eles estão na fase de troca de dentes e podem ocorrer alterações dento-esqueléticas, por isso é recomendável realizar uma avaliação clínica em torno de 7 anos para iniciar a observação e o controle durante esse período.

Em alguns casos, apesar de possuir apenas dentes de leite, as crianças devem ser observadas antes dos 7 anos de idade para evitar problemas de dentição permanente e problemas ósseos. Por exemplo: 

  • Crianças com maxilares avançados;
  • Perda precoce dos dentes de leite; 
  • Hábito de chuchar no dedo ou na língua depois dos 4/5 anos;
  • Crianças com problemas respiratórios orais com o hábito de posicionar a língua entre os lábios ou entre os dentes;

marcações

A nossa equipa está sempre pronta a responder às suas necessidades dentárias. Entre em contacto connosco e marque já a sua consulta!

tabela de preços

Conheça os preços praticados pela Clínica Dentária O Sizo

TABELA DE PREÇOS

Consulte a tabela de preços praticados pela Clínica Dentária O Sizo.

especialidades o sizo

Dentisteria

Ortodontia

Branqueamento dentário

Implantes dentários

Prostodontia

Endodontia

Periodontia